Turistando: Campo Alegre/SC (parte I)

A Cidade


Eu não tinha ideia do quanto era bom viajar e descansar no campo até conhecer a cidade de Campo Alegre (faz jus ao nome!). Durante um bom tempo se tornou um refúgio para mim e meu namorido nos finais de semana e feriados. O clima de lá é super agradável para os amantes ~tipo eu~ do frio serrano. 

Bem-vindo ao Paraíso da Serra

A pequena cidade é conhecida como Paraíso da Serra e também Capital Catarinense da Ovelha, contando com a população de aproximadamente 12.000 habitantes. Localiza-se muito próxima da cidade onde eu morava: 62 km de Joinville. Faz limite com diversas cidades, entre elas São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Garuva e os municípios paranaenses de Piên e Tijucas do Sul.

Portal da cidade de Campo Alegre/SC

O surgimento de Campo Alegre está ligado à colonização das terras da Princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II. Quando ela se casou com o Príncipe de Joinville, recebeu a área como dote. Em 1858, por solicitação da Cia. Colonizadora, o governo imperial aprovou a construção da estrada que ligaria Joinville - São Miguel - Tijucas do Sul - Curitiba. A Estrada Dona Francisca, segunda via carroçável do Brasil, tornou-se uma importante rota comercial.

Ao chegarem no topo da serra, os construtores da estrada, felizes por terem vencido o percurso mais íngreme, exclamaram: "Fröhliches feld!", que significa "Campo Alegre". O nome da cidade é, portanto, uma alusão às belas paisagens naturais, especialmente seus campos cobertos de araucárias. Além da localização privilegiada, pois a Serra Dona Francisca tornou-se caminho obrigatório entre Santa Catarina e Paraná, Campo Alegre ainda contou com o ciclo da erva-mate para seu desenvolvimento. Era o ponto de parada dos carroceiros que seguiam de São Francisco e Joinville para o Paraná.

Serra Dona Francisca

Belezas Naturais


Campo Alegre possui muitas belezas naturais em sua paisagem campestre: matas, montanhas, araucárias, hortênsias, pastos com ovelhas e, principalmente, belas cascatas. As mais visitadas pelos turistas são o Calçadão da Cascatinha, o Salto do Engenho e a Cascata Paraíso.

O Calçadão da Cascatinha localiza-se no Centro de Campo Alegre e é um espaço público para passeio, adornado por uma bela cascata formada pelo Ribeirão Farias. A Festa Estadual da Ovelha e o Festival de Inverno são os principais eventos anuais da cidade e acontecem no Calçadão. No próximo post entro em mais detalhes sobre as festas! 

Endereço: continuação da Rua Coronel Bento Amorim, em frente à Avenida Getúlio Vargas, s/n – Centro

O Salto do Engenho conta com uma queda d’água com apenas 7 metros de altura, mas com grande volume de água. A cachoeira cruza a rua e do lado oposto à queda as águas são mais calmas e rasas, proporcionando um banho e até mesmo a pesca.

Há uma área verde com infraestrutura para piqueniques e acampar, com churrasqueiras para assar aquele delicioso churrasco!

Salto do Engenho
Créditos: Filipe Weihermann e Samille Kestering
Endereço: Estrada para o Salto, s/n ao lado da própria estrada

A Cascata Paraíso situa-se no Centro, a alguns metros da Prefeitura Municipal. São duas quedas d’água, as quais juntas somam mais de 60 metros de altura. Nos paredões rochosos é possível a prática de rapel e escalada. 

Ponto de Partida - Cascata Paraíso

O local é muito bonito, com uma paisagem encantadora e ainda propício para o banho. Há um mirante natural próximo ao topo da cachoeira, de onde se tem a vista de toda a cidade e até das montanhas da Serra Dona Francisca.

Cascata Paraíso

Uma curiosidade sobre o local é que antigamente a força das águas da cascata gerava energia elétrica para impulsionar as máquinas de uma importante fábrica da cidade produtora de amido e fécula de batata (propriedade da Cia. Lorenz).

Aviso aos visitantes

Endereço: Rua da Cascata, ao lado da S.A.C.A., s/n – Centro


Refeições


A cidade é pequena, mas nem por isso deixa de ter boas opções gastronômicas! Eu e o namorido gostamos de descobrir lugares novos e comer bem, então fica fácil fácil de encontrar gordice comida saborosa até neste cantinho da serra. Aqui vão as minhas recomendações:



1. Armazém Dona Francisca: a especialidade é o saboroso hambúrguer de carne de cordeiro acompanhado de fritas. O cenário do lugar é muito lindo! Vocês podem conferir tudo detalhadamente no post que já saiu aqui no blog;

2. Restaurante Dom Camponês: logo logo vai ter post, este merece! Oferece um menu cheio de delícias e um excelente atendimento. Tem que ir preparado para comer bem. Não dá para almoçar lá e deixar de tomar o suco natural de uva;

3. O Celeiro: restaurante super aconchegante, com almoço muito bom... Ainda tem opção de fondue! Também já tem post para vocês descobrirem mais sobre o local;

Créditos: Portal de Turismo de Campo Alegre, Trip Advisor, Notícias da Serra e Fina Trufa Chocolateria 

4. Alto da Serra Pasteis e Lanches: além de pasteis, lanches, petiscos e almoço, ainda tem sopa no inverno – a melhor canja que já tomei;

5. Pizzaria Napolitana: localizada na região central da cidade, conta com pizzas incrivelmente deliciosas e servidas direto na pedra devido ao clima frio para manter a pizza quentinha;

6. Petisco-Truta: como indica o nome,  a especialidade da casa é peixe, especificamente a truta. Tem truta nas mais variadas formas: frita, assada, defumada, em forma de bolinho, no pirão... Indico a defumada e a melhor de todas: grelhada com manteiga e alcaparras;

7. Chocolataria Fina Trufa Doces & Chocolates – por fim, não podia faltar um lugar com chocolates muito gostosos! Nunca entrei e comi no estabelecimento (a fachada é uma graça!), mas já ganhei do namorido caixa de trufas sortidas e posso garantir que são maravilhosas! 


O atendimento na cidade, não só nos restaurantes, é muito bom de um modo geral. A população costuma ser hospitaleira e bastante educada, o que ganha mais um ponto para eu voltar muitas vezes à Campo Alegre.


Na segunda parte deste post vou trazer os hotéis e as festas que acontecem anualmente na cidade! 


Vocês também gostam de sossego ou preferem o agito? Gostam do clima da Serra ou são do time dos que gostam de pegar uma praia? Digam aí os destinos de vocês favoritos para fugir da rotina e que servem de refúgio.

28 comentários:

  1. Parabéns, um belo trabalho sobre esta maravilhosa Campo Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lauro,

      Muito obrigada!
      Volte sempre aqui no blog, de vez em quando vou trazer novidades sobre a cidade.

      A propósito, hoje sai a segunda parte do post! :D

      Abraço

      Excluir
  2. Adorei as fotos. É um lugar muito bonito. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo o lugar né? :3

      Obrigada pela visita Adri!

      Beijos

      Excluir
  3. Bonitas imagens!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo! As fotos ficaram lindas ^^, e aquela cachoeira maravilhosa? Parabéns pelo post, bastante informativo sobre o lugar.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily,

      É uma delícia este lugar, cachoeira é sinônimo de tranquilidade. :)
      Fico feliz que tenha gostado do post!

      Beijos

      Excluir
  5. What a lovely post. Thanks for sharing it. Have a great day sweety!
    www.reviewwali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you!
      You’re welcome, please come back often!

      xoxo

      Excluir
  6. Que lugar encantador! Deve ter sido bom demais né? Eu adoro paisagens e as fotos estão lindas! Fiquei curiosa pra conhecer hehe
    Adorei o post!

    Beijo da Roquee

    http://www.depoisdevoar.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom Camilla, ideal para espairecer!

      Obrigada pela sua visita e comentário. :D

      Beijos

      Excluir
  7. Que lugar maravilhoso! Post lindo as fotos então perfeitas!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joice linda, obrigada pela visita e elogios! <3

      Beijos

      Excluir
  8. Respostas
    1. Nat, é lindo demais! :D
      Obrigada pela sua visita, fico feliz que tenha gostado.

      Beijos

      Excluir
  9. Obrigada pelo lindo post da nossa querida Campo Alegre! Eu sou a Sara, sócia de meu irmão (Tinho) do restaurante Celeiro. Fico feliz que voce tenha gostado, e esperamos que volte novamente!!Obrigada mais uma vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, obrigada pelo retorno aqui no blog e pela visita!

      Gostei muito do cantinho de vocês, o lugar é aconchegante e a comida deliciosa!
      Com certeza retornaremos. :)

      Abraço

      Excluir
  10. Jesus, que lugar lindo! E essa cascata ? De tirar o folego. <333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esse lugar Deia, é de encher os olhos essa cascata! 

      Obrigada pela visita!

      Beijos

      Excluir
  11. Nunca tinha visto fotos de Campo Grande, mas ouvi falar muito bem. Vendo seu post, seus comentários e fotos, fiquei com vontade de que esse lugar se tornasse meu refúgio também.
    Amei amei amei.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, acho que você confundiu!
      Campo Alegre fica em Santa Catarina, Campo Grande em Mato Grosso do Sul né?

      Fico feliz que tenha gostado! *-*

      Obrigada pela sua visita!

      Beijos

      Excluir
  12. Que linda paisagem
    beijinhos
    new post http://sarameirelesthesnowwhite.blogspot.pt/2016/03/lets-meet-oporto-casa-da-musica.html

    ResponderExcluir
  13. Que lindo! Tenho que fazer um passeio em Campo Alegre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passeio feito! hehehe

      Obrigada pela visita mãe! <3

      Beijos

      Excluir
  14. Adoro esses lugares que têm cara de encanto. É inspirador fazer viagem assim :)

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia viajar para lugares tranquilos, concordo contigo!
      Nos inspira!

      Obrigada pela visita Hida!

      Beijos

      Excluir